top of page

TURISMO PET FRIENDLY NÃO É TURISMO COM ANIMAIS SILVESTRES

Não confunda turismo pet friendly com turismo com animais silvestres! Turismo com animais silvestres não é nada "friendly".



Se você está aqui neste blog é porque você gosta muito de animais, certo? E muito provavelmente também gosta de viajar, acertei?


Mas já parou para pensar que nem sempre unir os dois é uma coisa boa?


Hoje vou mudar um pouquinho o foco, não vim dar dicas de viagens pet friendly. Vim falar sobre o turismo com animais, que é uma realidade muito cruel.


Turismo pet friendly é consciente e responsável. O turismo com animais é cruel, brega e antiético.


Antes de tudo vamos compreender as diferenças entre turismo pet friendly e os diversos formatos de turismo com animais. O turismo pet friendly é direcionado a tutores com seus pets, ou seja, animais DOMÉSTICOS, aqueles que vivem em casa com a gente. Existe uma relação oficial do IBAMA que classifica quais animais podem ser considerados domésticos, mas não vou entrar neste detalhe aqui, até porque nem concordo com a lista. Aqui eu incentivo e promovo o turismo pet friendly voltado aos cachorros.


O turismo com animais pode ser inofensivo e muito legal, como por exemplo a birdwatching, que é a prática de observação de aves, e é praticada em ambientes naturais com as aves livres. Ao visitar um parque nacional, ou uma área de preservação, você poderá observar animais em seu habitat exercendo comportamentos naturais, com deve ser.


Cuidado com atrações que possuem animais silvestres em cativeiro

Zoológicos e Aquários têm uma função bastante importante na preservação das espécies, e em geral abrigam animais resgatados e que não podem ser inseridos na natureza, além de estudos e trabalhos educativos.

Outro cenário bem diferente são os locais que mantêm animais apenas para entretenimento, como hotéis, parques, resorts...


"Se é possível montar, abraçar ou tirar uma selfie com um animal silvestre, é provável que ele esteja sofrendo."

Fonte: site World Animal Protection


Pesquise, se informe, busque saber sobre o local antes de visitar e deixar seu dinheiro, você pode estar financiando crueldade animal.


Animais não são artistas

Animais em circos, ursos que dançam, show de baleias, nadar com golfinhos, montar em elefantes, tudo isso são atrativos de exploração animal.

Não gente, os golfinhos não estão sorrindo e felizes de você nadar com eles, muito menos de você usar ele de prancha!!! É apenas o formato do rosto dele, e ele provavelmente está sofrendo!


Assista abaixo o minidocumentário da World Animal Protection e entenda.


Os animais utilizados (sim, usados como objetos mesmo) nestas atrações são tratados de forma inadequada, e privados de exercer comportamentos naturais da sua espécie, o que é essencial para o bem-estar de qualquer espécie.


Seja um turista amigo dos animais

Não interaja com animais silvestres

Se você for em um passeio e te oferecem para acariciar um bicho-preguiça, segurar uma cobra, nadar com os botos ou coisas do tipo, fuja.


O Viajar Verde fez um post bem didático sobre isso, veja aqui.


Mulher nadando e beijando um golfinho
Foto: banco de imagens Pixabay

Esta interação pode ser muito divertida e render boas fotos pras redes sociais, mas não vale o sofrimento dos animais. Manter o animal preso é um grande absurdo, nem precisamos comentar sobre isso. E mesmo que estejam "soltos", muitas vezes estes animais são drogados para que se mantenham mansos e permitam a interação. Postar foto com animais silvestres é feio, brega e de muito mau gosto. Quer fotos lindas? Fotografe animais livres e felizes. Quer selfie? Tire com seu cachorro.


Não alimente os animais

Alimentar animais silvestres é prejudicial a eles de várias formas. Primeiro que dar pão, bolachas e alimentos industrializados é praticamente um crime, o organismo deles não é acostumado e por isso fazer muito mal e trazer doenças.

Até mesmo alimentos naturais, como frutas, são prejudiciais, porque podem estar contaminadas com agrotóxicos, porque não são nativas da região, e até mesmo porque contêm nossa saliva por exemplo, que podem transmitir doenças aos animais silvestres.

Outro fator é que oferecer alimentos faz com que os animais se aproximem de humanos, o que não é seguro para eles, afinal sabemos que nem todos os humanos são bacanas, não é mesmo?


Quer alimentar animais? Alimente cães e gatos carentes, estes sim precisam de nós para se alimentar.


Preserve a natureza

É um tópico bem obvio, mas o obvio também precisa ser dito. Não deixe nenhum tipo de lixo na natureza, nem mesmo os orgânicos (cascas de frutas e cocô de cachorro não é adubo, ok), se possível recolha o lixo que encontrar. Não retire nenhuma planta, não rabisque as pedras, e claro, não deixe que seu pet persiga animais silvestres.


Os animais dependem da natureza para sobreviver, não dá pra ser amigo dos animais e não defender a natureza, as áreas de preservação, as florestas e todos os nossos biomas.


Nem preciso falar sobre a caça né? Se você está aqui é porque é contra a caça. Se não é, está no lugar errado, favor retirar-se.


Contribua com uma causa

Ou duas, ou três, ou muitas!

Para o mau avançar basta que a gente não faça nada. Não basta a gente não destruir, não matar e não fazer o mau, precisamos nos posicionar e fazer o bem.

Alimente animais abandonados, contribua com ONGs e fundações que trabalham na preservação da natureza, reveja seus hábitos de consumo. Muitas organizações fazem trabalhos lindos pelos animais, silvestres e domésticos, e sempre existe uma forma de ajudar. Você pode ser voluntário e botar a mão na massa, mas também pode ajudar apoiando, assinando petições, comprando produtos que financiem causas, divulgando as boas ações.


A Ampara, por exemplo, faz um trabalho lindo, com pets e com silvestres, e tem uma loja cheia de produtos lindos que ajudam a financiar seus projetos.


Muitas ONGs e protetores independentes precisam de nossa ajuda, contribua, nem que seja com sua curtida numa rede social.

O mau é contagioso, o bem também, escolha de que lado quer estar.


Cobre das autoridades locais

É nosso papel como cidadãos exigir dos nossos governantes que tenham ações de preservação da natureza, da fauna, flora, e cuidados com os animais abandonados. É fundamental que todo município tenha políticas públicas para cuidar dos animais.

Conheça os projetos dos seus candidatos, questione, vote em quem defende a causa animal, temos que ser a voz de quem não sabe falar.

Política que é a favor da caça não dá, né gente?


Seja um agente de mudanças

Cada um de nós tem o poder de transformar o que está ao nosso redor, nós somos o tempo todo influenciados e influenciadores do nosso ambiente, então vamos usar isso para fazer o bem.

Fale com as crianças sobre o tema, mostre a importância da preservação da natureza e do respeito aos animais. Mostre a elas que animais têm sentimentos, que são seres vivos e merecem ser feliz, mostre a forma correta de interagir com eles.

Converse com seus amigos, fale sobre castração de animais domésticos, nem todos sabem da importância da castração para o controle populacional, conscientize sua família.

Se algum amigo te chamar para nadar com golfinhos ou tirar selfie com um tigre, recuse. Explique o motivo, mostre a ele o quanto isso é cruel. Talvez ele nunca tenha pensado nisso, não julgue, conscientize.

É um clichê mas é real: Sejamos nós a mudança que queremos no mundo.


Turismo pet friendly como agente transformador


As pessoas que viajam com seus animais em geral têm uma relação muito próxima e afetiva com eles. Viajar com seu pet é uma forma de mostrar ao mundo o papel do seu pet, que é o de um membro da família. Lembra que falei que o bem e o mau são contagiosos? Quando as pessoas veem o tempo todo animais domésticos sendo amados e bem cuidados, isso se torna o normal, o certo, o natural. As dinâmicas sociais se alteram ao longo do tempo, veja como hoje o mundo é diferente de 100 anos atrás, e nós fazemos parte disso.


Quando as pessoas têm contato mais próximo com os animais elas passam a compreender mais sobre eles, e respeitamos aquilo que conhecemos, amamos aquilo que conhecemos.

Por isso acredito que o turismo pet friendly é sim um agente de transformação, e que promove o respeito e cuidado aos animais.


Confira na mybest Brasil 5 destinos de natureza para viajar com seu pet: https://mybest-brazil.com.br/lists/18030


Confira o guia para se tornar um turista amigo dos animais elaborado pela World Animal Protection.


 

Gostou do conteúdo?


Você sabia que pode incentivar o meu trabalho utilizando os meus links de afiliados?


Você não paga nadinha a mais por isso e me ajuda a manter o blog, e sempre trazer mais conteúdo legal e gratuito. Topa?


É bem simples, sempre que você for comprar alguma coisa na Amazon, ou fazer uma reserva no Booking, você vem aqui no site e acessa através do meu link. Pronto, você faz a sua compra sem gastar nem um centavo a mais, e apoia o blog. Não é demais?


Vou deixar aqui os links pra facilitar, ok?








bottom of page