top of page

MOTIVOS PARA EDUCAR SEU CACHORRO PARA VIAJAR

Educar e socializar o cachorro é muito importante para poder viajar com tranquilidade e segurança.


VIAGEM COM CACHORRO, VIAGEM PET FRIENDLY

Uma pergunta que sempre recebo é: "meu cachorro precisa ser adestrado para participar das trilhas e viagens?". E a resposta é, depende!


Nos eventos e viagens organizados pela Cãomigo temos algumas regras de comportamento que são imprescindíveis, como por exemplo, não apresentar agressividade e ser socializado com pessoas e outros cães. Isso é extremamente necessário para que tenhamos um passeio divertido, seguro e agradável para todos. E entendo que esses requisitos sejam importantes para a convivência do seu pet, especialmente para viajar e passear por aí.


Não é preciso que seu cachorro conheça todos os truques, seja expert em agility, ou o mestre do autocontrole, mas ser socializado é fundamental, e conhecer os comandos básicos também é bem importante.


Vamos falar sobre os principais motivos para educar seu cachorro para viagens e passeios.


. Segurança

Este é o item mais importante!

O mais básico para isso é que se mantenham próximo aos tutores e que se aproximem ao serem chamamos. Cães que correm para longe, saem do campo de visão e que não obedecem quando chamados podem correr riscos.

É claro que cães só devem ficar soltos em espaços seguros e controlados, onde não há riscos de quedas ou atropelamentos, mas ainda assim correr feito um doido para longe pode apresentar riscos, então procure educar seu pet para que fique por perto, e volte quando você o chamar.

Responder a comandos básicos, como por exemplo "vem", "solta", "fica" (não necessariamente com estas palavras) pode ser importante para garantir a segurança do seu pet.


. Bem-estar do cachorro

Para que seu cachorro se sinta seguro e confortável em locais estranhos, com pessoas e animais desconhecidos, é preciso que ele tenha tido uma boa socialização. Cães que não foram adequadamente socializados tendem a demonstrar medo, agressividade e desconforto nestas situações, especialmente quando há outros animais, e ao invés de ser algo divertido e prazeroso o momento passa a ser estressante para ele.

Quando o cachorro passou por um bom processo de socialização, ele foi gradualmente sendo apresentado a novos estímulos, onde cada nova experiência foi surgindo de forma prazerosa, ele tende a ser mais seguro e a gostar do contato com outras pessoas e animais, e com isso vai poder aproveitar muito os passeios e aventuras.


passeio com cachorro, passear com cachorro, cachorro passeando

. Educação e respeito

Educação é bom e todo mundo quer, não é mesmo?

Os locais onde vamos com nossos pets terão outras pessoas, possivelmente outros animais, podem ter crianças, pessoas idosas, é sempre muito importante respeitar a todos.

Todos sabemos que cachorros latem, fazem xixi, choram, soltam pelos. Assim como não gostamos de lidar com pessoas mau educadas, também não queremos conviver com um cachorro que late o tempo todo, que destrói coisas, que faz xixi em todos os lugares, e muito menos que é agressivo e apresenta riscos aos demais.

É nossa responsabilidade como tutores conscientes que nossos pets não incomodem ou causem danos as pessoas e aos locais, e para isso ele precisa ser ensinado.


. Incentivar a oferta de locais pet friendly

Nós queremos viajar com nossos pets, queremos ser bem recebidos em hotéis, pousadas, restaurantes, parques.....mas será que fazemos a nossa parte?

O conceito de pet friendly ainda é razoavelmente novo no Brasil, com o crescimento do mercado pet muitos estabelecimentos viram neste mercado uma ótima oportunidade, e passaram a aceitar pets, mas também encontram dificuldades.

Infelizmente não é incomum encontrarmos tutores que não recolhem as fezes dos seus pets, que permitem que os pets sujem ou danificam móveis e tecidos, que não respeitam as regras de convivência e até mesmo que expõem as pessoas a riscos com animais agressivos. Se não utilizarmos de forma correta esses espaços pet friendly acabamos trazendo problemas aos negócios, que podem ter prejuízos, perder outros clientes, e com isso tendem a restringir cada vez o espaço dos pets. Se queremos ter cada vez mais espaços cabe a nós, tutores conscientes, fazer por merecer o espaço que é oferecido aos nossos peludos, e com isso utilizar de nosso poder de escolha e de compra, para almejarmos cada vez mais liberdade para circular e curtir a vida ao lado dos nossos filhos de quatro patas.


Veja a live que tivemos sobre este tema no nosso Instagram.

Quer saber como educar você mesmo seu cachorro para viajar? Clique aqui e conheça o Portal Cão Guardião.


bottom of page