top of page

CONHEÇA AS BELEZAS DO VALE DO ITARARÉ COM SEU PET

itararé, canyon, montanha, paisagem, voagem com cachorro, pets

Uma deliciosa auventura pet friendly com cânions, cachoeiras e lindas paisagens!

Estávamos buscando uma opção de viagem com nossos cachorros longe de aglomerações, afinal a pandemia ainda não tinha acabado, e resolvemos conhecer a região do Vale do Itararé, uma região linda que fica em SP na divisa do estado com o Paraná.

O Vale do Itararé é formado pelas cidades de Sengés (PR), Jaguariaíva (PR), Itararé (SP), e Bom Sucesso do Itararé (SP). A região foi rota dos Tropeiros que vinham do sul do país sentido Sorocaba, foi habitado por índios Guianazes e foi local de ensino de jesuítas.

Itararé é um destino ainda pouco conhecido pelos turistas, mas cheio de belezas naturais e lindas paisagens. E o melhor de tudo, pet friendly!

Encontramos poucas informações na internet, especialmente sobre onde podemos ou não ir com cães. Contratamos uma guia para nos acompanhar nos passeios, o que foi muito bom, pois não há muita sinalização e os atrativos ficam distantes uns dos outros. Para visitar os pontos turísticos não é obrigatório contratar guia, mas recomendo muito ir com um profissional, além de aproveitar melhor o tempo e não se perder, você vai aprender mais sobre a região.

Nos hospedamos em uma casa que alugamos através do Airbnb.

Chegamos na sexta-feira na cidade, para nos acomodar e descansar da viagem, e no sábado de manhã já acordamos animados e prontos para botar os pés e as patinhas nas trilhas.

Seguimos com destino a cidade de Bom Sucesso de Itararé-SP. Percorremos de carro em torno de 23km de asfalto e 03 km de terra até o local onde estacionamos e iniciamos a caminhada.

Nossa primeira parada foi de tirar o fôlego e já valeria toda viagem! O Cânion do Pirituba é formado por paredões rochosos e uma vista maravilhosa.

O local é um misto de Mata atlântica, Cerrado e reflorestamento, porém com a mata nativa bastante reduzida para dar espaço a plantações de eucalipto para as industrias, um cenário que chega a ser triste de ver.

cânion pirituba em itararé com cachorro

A caminhada até o alto do Cânion é fácil e bem acessível, caminhamos cerca de 600 metros apenas até a primeira parada no Cânion Pirituba.

Ficamos por ali um tempo, deslumbrados com a paisagem, curtindo o momento. Os pets sempre presos com a guia, pois é bem alto.

O dia estava friozinho e ventava bastante, o que foi bom para os dogs que aproveitaram bastante sem se cansar muito. Atenção: se for um dia de muito calor prefira visitar bem cedo para que o chão de pedras não esteja quente demais para as patinhas.

Foi a primeira vez que estive neste tipo de paisagem ao lado dos pestinhas e foi uma excelente experiência. A gente olha aquela imensidão toda e se sente tão pequeno, e ao mesmo tempo tão grande. Apreciar isso ao lado dos meus filhos caninos, que são minha família, é algo muito especial. Aproveitei este momento para agradecer ao universo pelo privilégio de tê-los em minha vida.

Os cânions são a grande atração, mas não são as únicas. Visitamos cachoeiras de águas cristalinas, perfeitas para banho e formações rochosas maravilhosas. Do Cânion você tem a vista da Cachoeira do Palmito Mole, conhecida também como Cachoeira do Invernada.

cachoeira palmito mole, cachoeira da invernada, pet friendly
Cachoeira da Invernada

Depois de apreciar a vista da cachoeira lá de cima, chegou o momento de ir até ela. Uma trilha moderada pela mata, com subidas e descidas íngremes, onde é preciso um pouco mais de fôlego e disposição.

A vista de baixo da cachoeira é ainda mais bonita, com um poço ideal para banho.

O dia estava friozinho e os humanos não tiveram coragem de entrar na água (fica aí mais um motivo para voltar kkk), mas o Bob e a Bella não pensaram duas vezes e foram logo pulando e aproveitando a piscina natural que se forma na base da cachoeira.

Nosso roteiro incluía mais uma cachoeira, a Cachoeira da Passarela, mas para chegar até ela é preciso descer por uma escada de madeira, o que não é muito fácil com cães, principalmente com quatro, então optamos por não ir nesta. Entendemos que viajar com cães nos impõe alguns limites, especialmente com a Cindy que precisa mais de nossa ajuda durante a trilha, o bem-estar dos pets sempre em primeiro lugar.

Depois de seguir pela trilha, com algumas ajudas a nossa filhota, seguimos para as piscinas naturais.

Amamos as piscinas naturais!!! O visual é lindo, com formações rochosas que formam poços lindos nas pedras, pequenas quedas e prainhas excelentes para banho.

piscinas naturais, cindy pet friendly, viajando com cachorro

Mesmo com o frio me arrisquei a entrar na água, afinal não resisto a uma hidromassagem natural. Bob e a Bella novamente nadaram um montão e resgataram a bolinha várias e várias vezes, um lugar delicioso para descansar e deixar o tempo passar.

No final do dia estávamos todos bastante cansados, mas com as caras e focinhos muito felizes e gratos.

cachorros, dogs, pets, vira-latas,  Itararé, pet friendly, viagem com cachorro, pets, vira-latas, cachorros viajantes, aventura pet, rio, piscinas naturais, cachoeira
Gorditos e cansaditos

Roteiro testado e aprovado pelo Quarteto Fofástico!

Veja mais um atrativo pet friendly em Itararé, o Parque da Barreira.

Quer programar sua viagem? Manda uma mensagem pra nós, temos guias parceiros que vão te atender com todo carinho e fazer sua viagem ser inesquecível!!!