top of page

O TREM DE CURITIBA A MORRETES É PET FRIENDLY



O percurso de trem que liga Curitiba a Morretes é uma viagem inesquecível, considerada uma das viagens de trens mais lindas do mundo, e possui o primeiro vagão pet friendly do Brasil!


Imagine embarcar em um trem histórico e viajar através da Serra do Mar Paraense, cruzando a maior área contínua de Mata Atlântica preservada do Brasil, enquanto mergulha na história da ferrovia e observa de perto a beleza de um dos caminhos mais lindos do mundo. Agora imagine tudo isso ao lado do seu peludo. Ainda mais especial, não é mesmo?


Fomos conhecer o trem histórico da empresa Serra Verde Express, que liga as cidades de Curitiba a Morretes. O roteiro é um dos passeios mais procurados do Paraná e até mesmo jornais internacionais, como o The Wall Strett e o The Guardian, já falaram sobre ele, citando entre os dez percursos de trem mais lindos do mundo.

trem de luxo brasil, trem com cachorro, Morretes, Serra Verde Express, viagem de trem luxo, vagão pet friendly

A viagem dura cerca de 4 horas, mas passa muito rápido e deixa um gostinho de quero mais. O trem passa por 41 pontes, dezenas de pontilhões, 13 túneis e viadutos belíssimos. A cada curva somos surpreendidos com incríveis belezas, como precipícios, paredões de pedra, montanhas, represas, cachoeiras e vistas de tirar o fôlego.


Há locais onde avistamos represas, cachoeiras, montanhas e passamos por cima de rios que podem ser observados sob os trilhos. É uma experiência sensacional!


trem curitiba Morretes, serra do mar, paraná, trem luxo, trem morretes
Paisagem cenográfica da Serra do Mar

O vagão Bove é o primeiro vagão de trem pet friendly do país. E não é apenas um vagão que aceita pets, é um vagão de luxo, planejado e construído especialmente para recebê-los. Os pets ficam livres de caixas de transportes e curtem muito a viagem.

viagem de trem com cachorro, trem pet friendly, trem morretes com pets
Cacau muito confortável no trem

Podemos observar o cuidado e o carinho em cada detalhe. Os assentos são para nós, e também para os pets, possuem caminhas fofas e ganchos para prender a guia. O chão é de um material de fácil higienização e que não escorrega.


A parte que mais gostamos é a varanda, é simplesmente maravilhosa! Na varanda, que conta com tapete higiênico e potinhos de água para os pets, é permitido que os cães caminhem e observem a paisagem, com muita liberdade e segurança. Afinal sentir o ventinho na fuça e o cheiro da mata é uma experiência maravilhosa pra nós, e pra eles também.

vagão pet friendly, trem pet friendly, trem curitiba morretes com pets
Varanda panorâmica do vagão Bove

Uma guia muito simpática e atenciosa nos recebeu e explicou tudo sobre o vagão e a viagem, e durante toda viagem foi nos contando sobre a incrível história da ferrovia e da região, além de avisar quando estávamos chegando nos principais atrativos e nos contar sobre eles. É uma oportunidade única de aprender sobre a história observando os belos cenários que que viagem proporciona.


Assim que as portas foram fechadas eu pude deixar o Quarteto Fofástico livre pelo vagão. O Bob ficou com um pouco de medo, afinal são cheiros, movimentos e sons muito diferentes do que estão acostumados, mas depois foi se soltando e até correu pelo vagão atrás de sua amada bolinha.

pet friendly, viagem de trem, trem pet friendly, vagão pet friendly, trem com pets, cachorros no trem
Atendimento e serviço de bordo pet friendly de verdade

O vagão possui um maravilhoso serviço de bordo com um delicioso kit lanche para os humanos, refrigerantes, chás, sucos e cerveja. Para os pets além dos potinhos de água são servidos biscoitinhos, um mimo que agrada muito.


Cindy amou o serviço de bordo, aproveitou a água fresquinha e o open bar de biscoito. Cacau caminhou um pouco e depois se acomodou nas confortáveis caminhas dos assentos, feitas especialmente para os pets relaxarem e tirarem aquela soneca gostosa. A Bellinha aproveitou a liberdade para passear e fazer novos amigos, afinal ela gosta mesmo é de carinho, e curtiu muito o vento gostoso na varanda.



Barreado, prato típico da região

Retornamos de van para Morretes e tivemos um tempinho para conhecer a cidade, que é linda. Tem um centrinho histórico e um lindo rio onde é possível se banhar. Estava muito calor e tinha muitas pessoas curtindo o rio, mas como o tempo foi curto, ficamos só na vontade.


Uma boa opção é procurar por uma estadia em Morretes e retornar no dia seguinte para Curitiba, para conseguir aproveitar mais a cidade, que tem muitos atrativos. No nosso caso a visita foi rápida, pois a nossa van já estava a nossa espera para nos levar de volta à Curitiba. Ficou um gosto de quero mais e planos para próxima visita.


Em Morretes tem uma sorveteria que serve sorvetes deliciosos para humanos e também sorvetes para cães, pensa numas crianças felizes comendo o sorvete!


Na volta paramos para conhecer o Hisgeopar, um parque temático muito legal para aprender sobre a geografia e a história do Paraná, e novamente o Quarteto Fofástico foi muito bem recebido.


O parque possui uma maquete enorme e animada, onde os personagens se movem, é muito lindo de ver. A maquete representa de forma lúdica e instrutiva a geografia, enquanto uma guia vai nos contando a história do estado de forma tão natural e agradável que dá vontade de passar horas ali ouvindo.


A viagem foi simplesmente perfeita. O vagão é lindo, o atendimento é excelente, o percurso é maravilhoso, e ter a oportunidade de vivenciar tudo isso ao lado dos meus filhos de quatro patas certamente foi uma das melhoras experiências que já tive.


Clique aqui pra ver o vídeo da viagem no IGTV do Quarteto Fofástico um vídeo da viagem.


Vem ver que vídeo maravilhoso dos queridos Tiago e Fábio do Viaje Por Conta, que mostra mais sobre essa viagem incrível.


Na hora de fazer as malas, não deixe de conferir na lista da mybest Brasil minha lista de favoritos que não podem faltar na mala dos meus pestinhas: https://mybest-brazil.com.br/lists/18046


* A Cãomigo viajou a convite da Serra Verde Express. O conteúdo do post é independente e reflete a opinião da autora.


bottom of page