CONHEÇA O PARQUE ECOLÓGICO DA BARREIRA EM ITARARÉ COM SEU CACHORRO
- Sharlene Irente

- 18 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de dez. de 2024
Mais um excelente passeio pet friendly em Itararé!

O Parque Ecológico da Barreira é um passeio cheio de atrativos como grutas, paredões rochosos, bela natureza e muita história. E o melhor, é pet friendly! Não deixe de incluir no seu roteiro quando for a Itararé.

O parque, que é cortado pelo rio Itararé e marca a divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, faz parte de uma antiga rota utilizada pelos tropeiros que saiam de Viamão no Rio Grande do Sul com destino a Sorocaba (interior de SP). Neste local havia um posto que registrava e cobrava pela passagem das mercadorias, dando origem ao nome “barreira”. O parque também foi palco das Revoluções de 30 e 32, quando foram cavadas trincheiras na região.
A entrada no parque é gratuita, há uma portaria com vigias, estacionamento, banheiros e um pequeno museu com alguns animais empalhados.
É um local de fácil acesso, bastante frequentado pelos moradores locais e que não necessita de acompanhamento de guia. As caminhadas são leves e bastante acessíveis na maior parte do parque.
Não há restrições para entrada de cães e a galerinha aqui ficou bem à vontade, correu e brincou bastante por todo o parque.

Um dos atrativos do parque é o Brechão das Andorinhas. Paredões de arenito que formam fendas em torno do Rio Itararé, que servem de abrigo as andorinhas. Pela manhã é possível avistar a revoada de andorinhas que saem dos ninhos e no final da tarde o retorno aos ninhos. Infelizmente nossa visita foi no meio do dia e não tivemos o privilégio de assistir a esse espetáculo. Mais um motivo para voltarmos. Mesmo sem as andorinhas o lugar é lindo merece uma visita.
O dia estava quente e convidativo para um banho, então seguimos para a Trilha do Chuveirinho. O Chuveirinho é uma pequena queda d’água, suficiente para uma boa refrescada.
Para acessar o chuveirinho é preciso descer por uma pedra um pouco íngreme, necessita um pouco de habilidade para nós humanos, mas os pets tiraram de letra.
Seguimos para a Trilha do Pontilhão, que chega a uma antiga estrutura de ferro e uma ponte, por onde passavam os trens que ligavam São Paulo ao Paraná.
Não é possível caminhar sobre a ponte, mas o local proporciona uma linda vista e ótimas fotos.

Enfim seguimos para a principal atração do parque, a Gruta da Barreira, ou como é mais conhecida, a Gruta da Santa. A gruta é formada pelo desabamento dos arenitos, sobre os quais corre o Rio Itararé que ora passa em cascatas, ora subterrâneo. A cor da água impressiona, o local tem uma atmosfera mística e tranquila, e é muito bonito. No interior da gruta dá pra sentir o cheiro de velas, e encontrar objetos deixados pelas pessoas que visitam o local para pedir e agradecer as bênçãos da Santa. É um ponto do turismo religioso, e certamente um local encantado e cheio de paz.
Tem uma escada em concreto para acessar o interior da gruta e o local é bastante acessível. Até mesmo os cães podem entrar, então eu e a Bellinha descemos para conhecer enquanto os outros pestinhas esperavam lá em cima. Aproveitamos para agradecer pela nossa saúde, pela nossa família, e pela oportunidade de estarmos conhecendo lugares tão legais.

Na foto estou só eu, porque Bellinha é pretinha e como o local tem pouca luz não deu pra ver ela na foto kkkkk
Diz a crença que “se beber da água da bica que tem dentro da gruta, você certamente voltará”. Verdade ou não, estávamos com sede e aproveitamos para beber água e encher as garrafinhas, torcemos para que seja verdade e possamos voltar lá.
O Parque da Barreira é um passeio de fácil acesso mesmo aos aventureiros iniciantes, ou mais preguiçosos, fica bem perto da estrada e não necessita longos percursos de carro, nem longas caminhadas.
É possível conhecer o parque todo em duas ou três horas, mas se puder, separe pelo menos meio período para conhecer com calma, fazer um piquenique e relaxar.
Adoramos o parque, certamente voltaremos mais vezes!
Parque Ecológico da Barreira
Endereço: Rod. Francisco Alves Negrão, 386, Itararé - SP
Não deixe de ver nosso post com mais dicas de passeios pet friendly em Itararé.




Oi lindonas tudo bem, vocês podem me dar uma informação se eu chegar na rodoviária de itararé, eu consigo chegar nesse parque de transporte público ou de Uber é longe da rodoviária. Eu não conheço nada aí eu tenho que chegar até São Paulo e em São Paulo pegar um ônibus até itararé pra conhecer o. Parque, agradeço muito se puderem me informar, descubra incomodar.