CONHEÇA O PARQUE ECOLÓGICO DA BARREIRA EM ITARARÉ COM SEU CACHORRO

Atualizado: Mar 31

Mais um excelente passeio pet friendly em Itararé!


parque da barreira em itararé com cachorro

O Parque Ecológico da Barreira é um passeio cheio de atrativos como grutas, paredões rochosos, bela natureza e muita história. E o melhor, é pet friendly! Não deixe de incluir no seu roteiro quando for a Itararé.

parque da barreira em itararé, pet friendly, viagem com pets

O parque, que é cortado pelo rio Itararé e marca a divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, faz parte de uma antiga rota utilizada pelos tropeiros que saiam de Viamão no Rio Grande do Sul com destino a Sorocaba (interior de SP). Neste local havia um posto que registrava e cobrava pela passagem das mercadorias, dando origem ao nome “barreira”. O parque também foi palco das Revoluções de 30 e 32, quando foram cavadas trincheiras na região.


A entrada no parque é gratuita, há uma portaria com vigias, estacionamento, banheiros e um pequeno museu com alguns animais empalhados.


É um local de fácil acesso, bastante frequentado pelos moradores locais e que não necessita de acompanhamento de guia. As caminhadas são leves e bastante acessíveis na maior parte do parque.


Não há restrições para entrada de cães e a galerinha aqui ficou bem à vontade, correu e brincou bastante por todo o parque.


Um dos atrativos do parque é o Brechão das Andorinhas. Paredões de arenito que formam fendas em torno do Rio Itararé, que servem de abrigo as andorinhas. Pela manhã é possível avistar a revoada de andorinhas que saem dos ninhos e no final da tarde o retorno aos ninhos. Infelizmente nossa visita foi no meio do dia e não tivemos o privilégio de assistir a esse espetáculo. Mais um motivo para voltarmos. Mesmo sem as andorinhas o lugar é lindo merece uma visita.


O dia estava quente e convidativo para um banho, então seguimos para a Trilha do Chuveirinho. O Chuveirinho é uma pequena queda d’água, suficiente para uma boa refrescada.

Para acessar o chuveirinho é preciso descer por uma pedra um pouco íngreme, necessita um pouco de habilidade para nós humanos, mas os pets tiraram de letra.


Seguimos para a Trilha do Pontilhão, que chega a uma antiga estrutura de ferro e uma ponte, por onde passavam os trens que ligavam São Paulo ao Paraná.

Não é possível caminhar sobre a ponte, mas o local proporciona uma linda vista e ótimas fotos.


Enfim seguimos para a principal atração do parque, a Gruta da Barreira, ou como é mais conhecida, a Gruta da Santa. A gruta é formada pelo desabamento dos arenitos, sobre os quais corre o Rio Itararé que ora passa em cascatas, ora subterrâneo. A cor da água impressiona, o local tem uma atmosfera mística e tranquila, e é muito bonito. No interior da gruta dá pra sentir o cheiro de velas, e encontrar objetos deixados pelas pessoas que visitam o local para pedir e agradecer as bênçãos da Santa. É um ponto do turismo religioso, e certamente um local encantado e cheio de paz.


Tem uma escada em concreto para acessar o interior da gruta e o local é bastante acessível. Até mesmo os cães podem entrar, então eu e a Bellinha descemos para conhecer enquanto os outros pestinhas esperavam lá em cima. Aproveitamos para agradecer pela nossa saúde, pela nossa família, e pela oportunidade de estarmos conhecendo lugares tão legais.

gruta da santa no parque da barreira em itararé
Gruta da Santa

Na foto estou só eu, porque Bellinha é pretinha e como o local tem pouca luz não deu pra ver ela na foto kkkkk


Diz a crença que “se beber da água da bica que tem dentro da gruta, você certamente voltará”. Verdade ou não, estávamos com sede e aproveitamos para beber água e encher as garrafinhas, torcemos para que seja verdade e possamos voltar lá.


O Parque da Barreira é um passeio de fácil acesso mesmo aos aventureiros iniciantes, ou mais preguiçosos, fica bem perto da estrada e não necessita longos percursos de carro, nem longas caminhadas.


É possível conhecer o parque todo em duas ou três horas, mas se puder, separe pelo menos meio período para conhecer com calma, fazer um piquenique e relaxar.


Adoramos o parque, certamente voltaremos mais vezes!


Parque Ecológico da Barreira

Endereço: Rod. Francisco Alves Negrão, 386, Itararé - SP


Não deixe de ver nosso post com mais dicas de passeios pet friendly em Itararé.