top of page

EXPOSIÇÃO NÓS E OS CÃES

Nós e os Cães é uma exposição interativa, educativa e imersiva, que conta de forma lúdica e divertida sobre a origem dos cães, como eles percebem o mundo e como se tornaram nossos melhores amigos.



Fui com a Cindy visitar a exposição Nós e os Cães, que está sendo exibida aqui pertinho de casa, no Shopping Mooca.


A mostra começou no dia 08 de julho e vai até o dia 31 de julho.


Você deve estar se perguntando por quê não levei o Quarteto Fofástico completo, né? Não levei porque queria apreciar a exposição, ler, assistir e interagir, e com quatro doidinhos pra cuidar seria complicado. A exposição é sobre os cães e é pet friendly, mas ainda é uma atração voltada aos humanos, e não para os cães.


Dos pestinhas aqui de casa a Cindy curte demais um passeio no shopping. Ela adorou o passeio, caminhou tranquila, farejou bastante, ganhou vários e até biscoitinhos na loja que fomos depois. A Bella teria adorado o passeio, mas necessita um pouco mais de atenção, porque fica querendo interagir com todo mundo. O Bob e a Cacau não muito "bicho do mato" e não curtem este tipo de rolê, eles ficam ansiosos, com medo e não aproveitam o passeio, então prefiro não levá-los. Eu respeito sempre o perfil de cada dog.


Então para curtir o passeio e ainda fazer fotos pra trazer aqui, foi melhor ir só com a Cindy mesmo.

Antes de mais nada, uma paradinha no Pet Park do Shopping, para brincar um pouco e fazer novos amigos.


A exposição recebe todos os portes e raças de cães, respeitando sempre a lei estadual que exige uso de focinheira para determinadas raças. Para segurança e conforto dos pets, a entrada na exposição será organizada em grupos pelos tamanhos dos cães. No horário que fui só tinha eu e a Cindy, então curtimos sozinhas por todos os ambientes.


Ambientes interativos

No primeiro ambiente é exibido um vídeo que conta a história da origem dos cães e o início da domesticação.


Outra sala traz informações sobre os papéis dos cães ao longo do tempo, e em diversas civilizações. Nesta segunda sala tem também um jogo interativo, onde a gente pede comandos para um cachorro virtual, por exemplo, "senta" e "deita", e ele que é super obediente, faz tudo direitinho. Eu preciso confessar que ele se saiu melhor que a Cindy em obediência.


Logo depois seguimos para um espaço nos conta sobre os grupos de raças, e características das raças. Um QrCode nos leva para uma página com informações muito interessantes sobre os grupos de raças e suas características. Um dia: tire foto dos QrCodes para abrir depois, vale a pena ler.


Cindy aprendeu um pouco sobre o grupo dos cães de aponte, que segundo informações (da minha cabeça claro kkkkk), ela é descendente. Algum trisavó dela era pointer, certeza!


Ainda neste ambiente, tem um quiz divertido nos releva qual raça de cães nós seriamos, de acordo com nossa personalidade. O resultado foi que eu seria um collie, mas ainda acho que seria um vira-lata mesmo kkkkk


Em seguida, mais um vídeo faz parte da mostra, e nos conta sobre a vida dos cães em diferentes partes do mundo. Aprendemos por exemplo, que os labradores são os cães mais comuns nos Estados Unidos, e que a Holanda foi o primeiro país do mundo a acabar com os cães de rua. Mas, agora chega, sem mais spoilers.


Já pensou como veem e ouvem os cães? Por fim, em outro ambiente, ainda mais interativo, a mostra nos permite viver esta experiência. Fones nos permitem ouvir os sons da forma como eles ouvem, e uma câmera interligada a uma tela nos mostra nossa própria imagem no espectro de cores que os cães enxergam. Descobri que meus filhos me veem quase como uma Smurf kkkkkkk


Embasamento científico

Eu sou bem chata e crítica com informações que trago aqui, estudo muito sobre comportamento e bem-estar dos cães e busco sempre por referências sérias e com base na ciência.


O que mais curti foi que a exposição é muito educativa, e embora de forma bastante resumida, traz com muita precisão as informações.

Não é a proposta aprofundar nos temas, mas sim fornecer uma visão geral sobre as relações dos cães com os humanos, o que conseguem fazer de forma sensível, delicada e divertida.


A gente ai de lá com vontade de aprender mais, sabe? Adoro isso!


Com uma boa causa


Quando juntamos informação, diversão e uma boa causa, fica perfeito né?


Eu gostei muito de saber que além de educativa e divertida, a exposição está arrecadando doações de alimentos (biscoitos/bolachas para humanos) que serão doados a Casa Hope. E ainda, a mesma quantidade arrecadada em biscoitos será doada pela PremieRpet® em alimentos para ONGs de cães.


A mostra tem a curadoria do jornalista Jaime Spitzcovsky, com a produção da YDreams Global e apresentação de PremieRpet.



Vale a pena visitar a Exposição Nós e os Cães?

Minha opinião é que vale muito a pena visitar, é um passeio agradável, gostoso e divertido. É muito legal para quem tem crianças também, pois é educativo, de uma forma lúdica que os pequenos humanos vão curtir.


Agora minha opinião sobre levar os cães, é que depende do perfil do seu peludo.


Alguns cães, como a Cindy, vão curtir o passeio. Mas não tem atrativos para os cães, não é um parque para pets

.

Cães mais agitados, que ficam assustados ou ansiosos em lugares cheios podem não curtir. Neste caso sugiro que capriche no passeio e enriquecimento ambiental antes, e deixe-o em casa, descansando, quanto você curte o passeio.


O Shopping Mooca tem um parque muito legal para os pets, que vale super a pena visitar antes. Assim o dog já fica mais relaxado, já faz aquele xixi lá fora, e te acompanha mais tranquilo na exposição.


Lembrando que a mostra é sobre cães, e não para cães.


Informações:

Preço: R$10.00 a R$30.00 (as terças-feiras é gratuito)

Horários: de terça a sexta das 12h às 20h, sábado das 10h às 22h, domingos e feriados das 12h às 20h.


Ingressos no site Sympla.

bottom of page