top of page

DIA DO BLOG

Dicas de blogs de viagens e outros blogs sensacionais que você precisa conhecer!

Hoje, dia 31 de agosto, é considerado o Dia do Blog, e claro, como uma blogueira assumida, eu não podia deixar essa data passar em branco. Então trouxe aqui informações para você saber mais sobre os blogs, e uma lista de blogs sensacionais para você conhecer.


O que é blog

Blogs são páginas on line onde os bloggers ou blogueiros escrevem e compartilham ideias e informações. De forma geral os blogs são páginas atualizadas frequentemente, e podem ser sobre quaisquer temas, como humor, política, curiosidades, vida pessoal, entretenimento, assuntos específicos, e claro, sobre viagens.


História dos blogs


Em 1997, o estado-unidense Jorn Bargem desenvolveu um sistema para que as pessoas escrevessem na internet sobre tudo o que achassem interessante. Ele nomeou essa atividade de “weblog”.

Vale lembrar que, naquele momento, a internet ainda estava engatinhando e não existiam tantos serviços disponíveis (e os que existiam não tinham visual agradável como hoje). Mesmo assim, o weblog foi considerado um sucesso.

As pessoas pronunciavam a palavra de maneira diferente, até que o designer Peter Merholz a disse com uma pequena pausa: “wee-blog”. Posteriormente, o processo de separação continuou, até que fosse encurtada para a forma que conhecemos hoje: apenas “blog”.


Nemo Nox é reconhecido como o 1º blogueiro em terras brasileiras: em 1998, ele criou O Diário da Megalópole, no qual escrevia sobre as suas ideias e as suas experiências.

Diferentemente do principal uso no exterior, ele não inseria conteúdo sobre a sua vida pessoal, mas principalmente sobre atividades culturais.


O Blog da Cãomigo

O site da Cãomigo não nasceu como um blog, criei o site em 2017 para divulgar as auventuras em grupo que a Cãomigo promove. O blog foi uma evolução natural do site.

Meu propósito é incentivar as viagens e aventuras pet friendly, é ajudar os tutores a botarem os pés e as patinhas na estrada e curtir a vida e a natureza, juntos, como família. Então nada melhor do que dividir as minhas próprias viagens, que faço com minha família, não é mesmo?

Além das auventuras e viagens e grupo que organizo, passei a relatar as minhas próprias viagens, já que desde 2016 viajo com meus cães e tenho muitas dicas pra contar.

Assim nasceu o blog da Cãomigo, um lugar para dar dicas de roteiros, viagens, hospedagens e lugares pet friendly.


É um orgulho imenso fazer parte da ABBV!!!

A Associação Brasileira Blogs de Viagem (ABBV) é a primeira entidade de classe de criadores de conteúdo digital na América Latina, fundada em 2012. Promove o desenvolvimento profissional do mercado de conteúdo digital no Brasil, com foco no segmento de turismo. Busca a integração entre os associados e o diálogo com empresas e entidades dos setores de turismo e de mídia digital como forma de estimular o crescimento do mercado, sempre priorizando a ética e a transparência nas relações entre blogueiros, empresas e público.


Esta data, 31/08, foi escolhida por possuir números que se assemelham à palavra blog 3=B, 1=l, 0=o, 8=g. Nesta data tradicionalmente os blogueiros comemoram indicando outros blogs que acham interessante. Eu amei esta ideia e vou deixar uma lista de blogs que são incríveis e que recomendo que você conheça.


MINHA LISTA DE INDICAÇÕES


Blogs de viagem que fazem parte da ABBV

Dicas de roteiros e planejamento para viagens nacionais e internacionais.

Dicas de uma família de seis! Um casal e quatro filhos dividindo experiências e dicas de viagens.

Dicas de viagem, planejamento e roteiros para quem gosta de planejar as próprias viagens.


Informações de viagens pelo mundo todo, e dicas de como se planejar para viajar também.

Viagens, gastronomia, cultura e destinos exóticos por todo o mundo.

Como uma boa gordinha eu amei este nome! Blog sobre viagens e experiências gastronômicas.

Viagens de um gatinho aventureiro!

Blog para inspirar mulheres a viajarem por ai.

Dicas de planejamento e roteiros para quem prefere viajar sem pacote.


Dicas e viagens para mamães de humanos, com dicas para viajar com a criançada.

Dicas de uma nômade digital que te ajuda a viver as melhores experiências nos destinos.




Outros blogs que eu amo

Reflexões e informações viagens e o universo do turismo.

Dicas de viagens, eventos e lugares pet friendly, e muita fofura.

Viagens em família e dicas para viajar com crianças.

Dicas de destinos para uma escapada rápida, para quem vive em SP.

Não é sobre viagens, mas é tão bom que eu quis incluir. Um blog de assuntos diversos para a mulher contemporânea.



Blogueirinha?


Ser blogueira dá trabalho, é uma delícia, mas dá trabalho.


É preciso estudar, pesquisar os assuntos, fazer anotações, ter técnicas de escrita, aprender sobre plataformas, programação, SEO, edição de imagens, e bastante tempo de bunda na cadeira escrevendo e revisando textos.


Não, sua amiga que ama tirar selfie e postar na internet não é necessariamente uma blogueira, pode até ser uma influencer (se ela realmente tiver influência), mas blogueiro é quem escreve blog, e isso requer muito trabalho e responsabilidade.


Quando temos um espaço para expor nossas ideias e opiniões, e temos pessoas que nos leem e confiam em nós, temos nas mãos uma grande responsabilidade, e todo blogueiro sério sabe disso. Temos um compromisso com a verdade, com o respeito a diversidade de ideias e principalmente com a ética.


Infelizmente o termo "blogueirinha" é usado comumente de forma errada, e quase sempre de forma pejorativa, mas hoje estou aqui com essa lista linda de blogueiros e blogueiras maravilhosos, que fazem um excelente trabalho, e reforço, sou blogueira com muito orgulho!


Como apoiar os blogueiros


Os blogs trazem informações e dicas que nos ajudam muito, quem aí nunca usou os blogs antes de planejar uma viagem?


Se você gosta de um blog existem muitas formas de valorizar e apoiar o trabalho.


- Uma forma simples de apoiar é utilizando os links dos bloz para fazer suas reservas. A maioria dos blogs (inclusive este meu) trabalha com links de afiliados para diversos serviços e produtos, e quando você utiliza o link de afiliado para fazer suas reservas ou compras, o dono do blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais (muitas vezes tem até desconto), e incentiva o blog a continuar com o trabalho. Aqui no meu site você pode fazer suas compras na Amazon e apoiar o meu trabalho.


- Curtir os posts, comentar nos posts, compartilhar na redes sociais e indicar o blog para seus amigos também é uma grande ajuda, afinal para sobreviver os blog precisam de tráfego, e quanto mais você indica, e mais você interage com o conteúdo, mais o Google entende que este conteúdo é relevante, e entrega para mais pessoas.


Se você gosta do meu blog, que tal deixar sua curtida ou comentário por aqui?







bottom of page