COMO TRANSPORTAR SEU CACHORRO NO CARRO


Viajar é bom demais, ao lado dos nossos peludos é melhor ainda, não é mesmo?


Pegar estrada com nossos amigos de 4 patas pode ser algo extremamente prazeroso para todos, mas são necessários alguns cuidados para que a viagem seja segura e tranquila. Hoje vamos falar sobre transporte de cães no carro.


O primeiro passo é adaptar seu cachorro para ficar tranquilo, e quem sabe até feliz, ao andar de carro. Alguns cães amam, e basta verem as chaves do carro para que fiquem doidos. Alguns têm medo, outros ficam extremamente ansiosos, e alguns passam mal, principalmente cães que andaram poucas vezes de carro ou associaram a acontecimentos "ruins". Imagine só: um cachorro que quase nunca sai de carro, as vezes que sai é porque está doente (sente dor ou desconforto)e vai ao veterinário, ou menos vai para uma consulta de rotina e vacinas (exames e agulhas não são nada agradáveis), ele automaticamente vai associar andar de carro a sensações ruim e ao medo. Para cães não acostumados tudo é estranho e pode trazer insegurança, são barulhos estranhos, cheiros estranhos, espaço fechado. Nestes casos o melhor a fazer é ir acostumando aos poucos e aumentando gradativamente o tempo no carro antes de pegar uma estrada mais longa, e ir associando a coisas legais, como um gostoso passeio no parque, petiscos gostosos e muito carinho. A ajuda de um profissional ajuda muito e pode ser necessária em alguns casos mais graves.


Para cães que vomitam no carro uma dica é nunca alimentar os cães pelo menos duas horas da viagem, esta precaução e o cachorro estando tranquilo costuma ser suficiente para reduzir muito as chances de vômito. Converse com o veterinário de sua confiança caso o problema persista. E jamais demonstre nervoso ou brigue com o animal se ele vomitar, ele não tem culpa e isso só vai agravar o problema, ok?


Agora que o peludo já está tranquilo e anda de carro numa boa é a hora de pensar nos itens de segurança. Equipamentos de segurança são fundamentais para qualquer viagem de carro, não ande com seu animal solto no carro, é um perigo para ele e para todos no veículo.


Vejamos o que O Código Brasileiro de Trânsito diz sobre o transporte de animais:



A legislação não especifica uma única forma de transporte para os animais, mas deixa claro que não podem ser transportados na parte externa de veículos, como carrocerias por exemplo (nem mesmo aquele focinho para fora é permitido), nem no colo no motorista. O artigo 169 diz que não se pode dirigir sem atenção ou sem os cuidados necessários à segurança. Ainda que a legislação não explicite que os cães devem estar presos, é um item indispensável a segurança de todos.


Existem vários acessórios para o transporte de animais, vamos falar sobre algumas delas:


- Peitoral e cinto de segurança

Uma ótima opção para cães de todos os tamanhos, desde que fiquem tranquilos e não "comam" a guia e se soltem. Existem cintos de segurança específicos que prendem no próprio engate do cinto de segurança do carro, a marca Cachorreiros tem um modelo que é possível prender dois cães em um mesmo engate (boa dica para famílias grandes como a minha). Existem peitorais específicos para carros, e também é possível utilizar o peitoral de passeio, desde que seja confortável, não esteja largo e nem seja do modelo anti-puxão. Nunca JAMAIS utilize o cinto de segurança preço a coleira de pescoço, pode causar enforcamento em caso de acidente ou freada brusca.


- Caixa de transporte

É a opção mais segura, mas pode ser incômoda para cães de porte grande ou gigante, pois não vai caber no carro. É a melhor (talvez a única segura) para transporte de gatos.

A caixa de transporte tem que ser arejada, confortável, e de um tamanho que o animal consiga ficar em pé, se mexer e dar a volta no próprio corpo. Nunca deixe seu animal em uma caixa sem ventilação ou apertada, cuidado redobrado com cães de focinho achatado.

O ideal é que o animal, seja cão ou gato, seja adaptado a caixa de transporte, que goste e se sinta seguro nela. Faça antes a adaptação fora do carro, use como uma "casinha" em casa, dê petiscos e brinquedos dentro da caixa, deixe que ele entre a hora que quiser, que brinque e durma na caixa, que seja um refúgio pra ele, assim quando tiver que ir nela no carro ele vai se sentir "em casa".


- Cadeirinhas

Existem no mercado cadeirinhas próprias para o transporte de animais, e são adequados para animais de pequeno porte, normalmente até 10 quilos. São como cestinhos que são fixados no banco do carro e o animal vai dentro, devem ser usados com peitoral e cinto de segurança para uma proteção extra.


- Grades de contenção

Uma ótima opção para cães médios e grandes, são grades de metal que são instaladas de forma a impedir que o cão pule para o banco da frente, porém não dispensa o uso do cinto de segurança pois em um acidente ou freada o animal pode se machucar, já que estará solto no carro. Deve ser usado como uma segurança a mais.


Um acessório muito útil é a capa protetora, protege os bancos de eventuais sujeiras, arranhões, e facilita muito a limpeza. Ainda que a capa seja impermeável, se seu peludo costuma fazer xixi ou vomitar, uma dica legal é colocar tapetinho higiênico (esse de xixi mesmo) por cima da capa, assim o carro fica ainda mais protegido. Dê sempre preferência aos tapetinhos laváveis e não os descartáveis, a natureza agradece. E lembre-se, a capa protetora não é medida de segurança e não substitui o cinto de segurança, ok?


Se sua viagem for longa e forem passar mais de duas horas dentro do carro, programe paradas para que ele "estique as patinhas", faça xixi e beba água. Esse tempo varia para cada animal, aqui andamos em torno de 3 horas sem ter que parar, e na volta quando já estão bem cansados até mais que isso. Ofereça só um pouquinho de água, e evite alimentos.

Procure sempre por locais seguros e mantenha-os na guia durante as paradas.


Bom, agora que você já sabe como transportar seu animal com segurança, bora botar o pé e as patinhas na estrada e curtir uma super viagem com seu peludo!!!


A Cãomigo tem opções de roteiros incríveis para sua próxima viagem, vem trilhar com a gente!


Clique aqui para ver nossas próximas auventuras.



face aquarela.png
insta aquarela.png

Fale com a Cãomigo

pelo WhatsApp

WhatsApp_Logo_1.png
mi-au.jpeg