SEU CACHORRO SABE QUE É CACHORRO?

Cachorro tem que ser cachorro! Cachorro não é gente, não é um tipo de humano com pelos. Cachorro é cachorro!


Calma, antes de me xingar, de interromper a leitura e deixar de seguir a página, leia até o final, por favor. Compreenda o que quero dizer com isso, discorde a vontade, deixe seus comentários e vamos conversar a respeito :-)



Você sabe o que é antropomorfismo?

Então vem com a gente para saber um pouco mais :-)


Do grego, o termo “antropomorfismo” é a junção dos termos “anthropo” (homem) e “morfhe” (forma). Antropomorfismo pode ser compreendido como a projeção de características humanas a seres não humanos. O antropomorfismo é algo que aprendemos desde crianças com aquelas histórias e desenhos animados cheios de animais vestidos como humanos, falando e agindo como humanos.


Na sociedade atual a antropomorfização dos animais domésticos, popularmente chamada humanização, está muito presente. E isso é bom ou ruim? Há prós e contras na verdade.


Quando os humanos passaram a conviver de forma mais próximas a seus bichinhos foram criados laços de afeto, com isso uma maior preocupação com o bem-estar dos animais. Este processo trouxe uma série de benefícios a vida dos animais domésticos, como melhora na alimentação, nas condições de higiene, na redução da violência contra os animais, e principalmente no acesso a cuidados veterinários. O pensamento que animais sentem e sofrem como os humanos traz uma maior empatia com a dor animal.

Mas o excesso de humanização pode ser prejudicial aos animais, é preciso ter cuidado para não achar que o animal é um mini humano.


Se você está aqui muito provavelmente tem uma forte relação com seu animal de estimação e até mesmo o considera como um membro da família, não é mesmo?


Aqui também, meus 4 cachorros são meus filhos, considero como filhos, amo como filhos, mas como filhos caninos e não humanos. Você pode amar como um filho, mas precisa compreender e respeitar a espécie.


Os animais têm necessidades diferentes das nossas, é muito importante olharmos o mundo do ponto de vista deles, e não do nosso.


Dois livros muito legais que nos ajudam a compreender o mundo do ponto de vista dos cães: Cãosenso, do autor John Bradshaw e A Cabeça do Cachorro, de Alexandra Horowitz.


É fundamental compreender as características naturais das espécies e as características individuais dos seres com os quais convivemos.


Os animais têm os sentidos de olfato e audição muuuuito mais aguçados do que os nossos, uma música alta super divertida para nós pode ser extremamente incômodo para os cães, aquele perfume forte pra arrasar com o crush com certeza não faz o mesmo sucesso com seu peludo.


Cuidado com excesso de banhos e com os perfumes para pets, o olfato deles é muito sensível. Aquele cheirinho de morango de perfume chique que você adora além de muito incômodo para eles, pode causar alergias, problemas no olfato e até mesmo problemas comportamentais. Vale também para perfumes "próprios para cachorros", ok?


Roupinhas pet além de lindas tem uma função importante, mantê-los quentinhos e protegidos, mas cuidado nem todos os cães precisam ou gostam deste cuidado. Alguns cães não curtem usar roupinhas, neste caso uma caminha com cobertor quentinho em um lugar protegido é suficiente, respeite. Evite usar roupinhas em dias quentes, sim eles ficam lindinhos, mas é muito incômodo.


Se seu peludo sente frio e gosta de ficar de roupinha procure por modelos confortáveis, que não limite os movimentos. Evite modelos com botões ou outros enfeites que podem se soltar e serem engolidos, principalmente se tiver mais de um cachorro.


Aqui os doguinhos da Cãomigo todos têm roupinhas, porque eles sentem frio e gostam de usar. usam sempre que está frio. Eles até sinalizam quando querem que eu tire. O conforto deles sempre em primeiro lugar.


Vamos ao choque de realidade: seu cachorro não está mais feliz ou orgulhoso porque está de roupinha nova ou porque ganhou a guia super cara da marca famosa, ele com certeza trocaria por uma poça de lama e uma caixa velha pra rasgar. Pode ser chocante para algumas pessoas, mas sua cachorrinha não está mais feliz porque está usando um vestido rosa ou um lacinho super lindo, ela com certeza está feliz porque ao vê-la assim tão bonita você provavelmente deu mais atenção a ela, a levou para passear e falou com ela de forma carinhosa.


Uma bandana bonita, um enfeitinho legal ou uma coleira linda da ultima coleção é muito legal, mas você sabe que fazemos isso apenas por nós mesmo, certo? E não há nada de errado nisso!!! Gostamos de ver nossos peludos bonitos, é uma necessidade nossa que está sendo satisfeita, e está ok.


Meus dogs têm bandanas super lindas, e pra ser sincera atá arrisco aqueles adesivinhos brilhantes hahahahahaha, mas eu sei que isso é porque EU quero, é para satisfazer a minha vontade. E só uso porque não os incomodam em nada, eles na verdade ficam felizes de colocar porque sabem que vão passear.


Quando eu digo que cachorro tem que ser cachorro me refiro a compreender as necessidades dos cães, os comportamentos naturais da espécie e respeitar a natureza dele.

Amar de verdade é respeitar o outro como ele é, não como queremos que ele seja, não é enxergar no outro as nossas vontades e desejos. Ame seu cachorro pelo que ele é, um cachorro. Um animal com instintos, comportamentos e necessidades diferentes dos nossos, um indivíduo com vontades e necessidades próprias. Ele pode ser um amigo, um membro da família, até mesmo um filho adotado, mas precisa ser um cachorro.


Latir, caçar, roer, cavar, farejar e explorar são alguns comportamentos naturais dos canídeos, ou seja, nossos amados peludos têm por instinto a necessidade de exercer estes comportamentos. Cabe a nós proporcionarmos um ambiente seguro e adequado para que ele apresente estes comportamentos de forma aceitável. Brinquedos de roer são excelentes para evitar que ele roa os móveis da sala, farejar biscoitos escondidos é uma ótima forma de botar os focinhos para trabalharem, brincar de buscar a bolinha é tão divertido porque estimula o instinto de caça dos peludos, e aquele brinquedo de pelúcia super lindinho que é destruído em minutos, representa uma presa que foi destroçada. Brinquedos e atividades que estimulem os comportamentos naturais das espécies são super indicados.


Os cães precisam de atividades, precisam se exercitar, precisam estar em movimento, ficar o dia todo sem fazer nada é uma das principais causas de problemas comportamentais.


Dar a oportunidade dele correr, explorar, cavar a terra, se molhar, nadar (se ele gostar), interagir com outros cães, são formas de deixar seu cachorro ser cachorro, e isso é ótimo pra ele.


Agora que você leu até o final, o que você acha sobre isso?


Deixe seu comentário, vou adorar ler sua opinião.




Algumas referências


https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/28200/29638


https://periodicos.ufjf.br/index.php/zoociencias/article/view/24699


file:///C:/Users/Sharlene/Desktop/COMPORTAMENTO%20ANIMAL/antropormofismo/6617-Texto%20do%20artigo-28784-1-10-20160916.pdf


https://www.tudodecao.com.br/como-socializar-caes/comment-page-1


https://www.todoestudo.com.br/filosofia/antropomorfismo



face aquarela.png
insta aquarela.png

Fale com a Cãomigo

pelo WhatsApp

WhatsApp_Logo_1.png
mi-au.jpeg